Equipe técnica da Millenniun Tecnologia Ambiental teve uma temporada corrida em São Paulo na semana passada. O trabalho esteve focado na aplicação de Enzilimp na estação de tratamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A aplicação do biorremediador vai proporcionar a redução da carga orgânica depositada no fundo das lagoas, além de beneficiar as pessoas que moram no entorno com o controle dos maus odores.
Impulsionado pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico, várias empresas de segmento estão à procura por soluções viáveis e de baixo impacto financeiro para os problemas de assoreamento das lagoas nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Muitos sistemas antigos não estão preparados para absorver uma demanda maior de tratamento que o novo Marco Legal obriga. As soluções atualmente adotadas pelas concessionárias são a construção de estações modernas, extração mecânica do lodo ou o uso de soluções biotecnológicas.
A implantação de novos e modernos sistemas de tratamento são opções de longo prazo, impossibilitada pela escassez de recursos e pela demora nas licenças ambientais e prazos de construção.
A extração mecânica representa um investimento de alto valor e, por essa razão, começa a perder espaço para as novas tecnologias.
O uso de soluções biotecnológicas é a alternativa que vem se consolidando junto às empresas de tratamento de esgoto devido ao menor valor de investimento e por ser uma tecnologia ambientalmente correta, sem a necessidade de remoção dos resíduos.
Esta semana foi a oportunidade da Sabesp conferir o trabalho da nossa equipe com a aplicação do Enzilimp.
Para 2022, a Millenniun aposta forte na utilização do biorremediador Enzilimp para essa finalidade, sendo uma alternativa viável para reduzir o volume de lodo orgânico sedimentado nas lagoas de tratamento. Como benefícios, além de aumentar o tempo de retenção das lagoas e melhorar a qualidade do esgoto tratado a ser descartado nos corpos d’água, promove a redução dos maus odores. E tudo isso com redução dos custos envolvidos na extração mecânica e destinação final do lodo.