O histórico do Brasil em sistemas de tratamento de esgotos sanitários e efluentes industriais é caracterizado pela utilização de lagoas de estabilização. A maioria das lagoas existentes tanto de empresas públicas quanto de privadas, com o tempo, entram em colapso ou próximas a isso. Ou seja, possuem em seu interior mais material sólido (lodo) do que líquido (efluente a ser tratado), o que faz com que esses sistemas acabem sendo ineficientes e apresentando problemas graves de emissão de maus odores.
Para que possamos propor aos nossos clientes as soluções Enzilimp, contribuindo para a resolução total ou minimização desses problemas, é preciso conhecermos o grau de saturação desses locais e, posteriormente, acompanharmos a evolução dos resultados.
Para atender a essa demanda, a Millenniun conta com uma estrutura de equipamentos, veículos e equipe capacitada para a realização desse serviço aos seus clientes.
O levantamento batimétrico é alcançado por meio de ecobatímetro com GPS, equipamento medidor de lodo e uma embarcação para deslocamento pela superfície das lagoas para a definição da malha de pontos de medição e captação das medições de lodo e lâmina d’água propriamente ditas.
Para a realização da batimetria, as lagoas são divididas em partes equidistantes com a utilização de cordas sinalizadas (abaixo), formando matrizes.
Com base no escopo do trabalho a ser proposto, será definido o número de matrizes a serem demarcadas. No caso abaixo, demonstramos um levantamento batimétrico realizado em lagoas de estabilização de esgoto sanitário.
Durante a batimetria são coletadas diversas amostras de lodo em diferentes pontos da lagoa, possibilitando uma análise detalhada da composição físico-química do lodo presente.
As medições são anotadas em tabelas, e o resultado da compilação dos valores calculados é ilustrado por meio de gráficos.
ENZILIMP ®2023 – Políticas Enzilimp