Start up de lodo

Start up de lodo

Plantas modernas de tratamento de efluentes industriais já estão sendo projetadas com sistemas aeróbios ou anaeróbios ou ainda mistos, os quais necessitam de partidas, ou seja, start up, para iniciar a formação do lodo biológico (biomassa).

O processo de start up deve ser bem planejado e operado, caso contrário, poderá trazer problemas graves, tais como, mau odor, morte do lodo devido a não adaptação do mesmo, o que, consequentemente, vai prolongar o período de start up.

Esses sistemas já em operação podem sofrer, em determinados períodos, problemas com a desestabilização e, da mesma forma que no start up, essa desestabilização do lodo pode acarretar problemas graves e duradouros.

Indústrias que possuem esses sistemas ou que se encontram em processo de projeto e/ou instalação já estão atentas ao uso da biorremediação para a realização dos processos de recuperação de lodo e/ou start up de novas plantas.

Nós somos a empresa especializada para levar essa solução para sua empresa.

Confira abaixo os benefícios de usar biorremediação nesse processo.

  • Controle dos maus odores desde o início do processo
  • Não necessidade de transporte de lodo biológico de outras plantas
  • Menor tempo para o término do processo de start up
  • Menor chance de não adaptação do lodo
  • Alcance da concentração de sólidos dentro do período previsto ou em um menor período
  • Adequação da qualidade do efluente tratado mais rapidamente, atendendo os parâmetros de lançamento
  • Para plantas já em operação e em caso de desestabilização do lodo (morte de toda ou de parte da biomassa), obtém-se a recuperação acelerada do lodo, não ocasionando impactos expressivos como a má qualidade do efluente final

Case - Indústria Láctea

Indústria láctea com estação de tratamento de efluente nova em processo de start up da etapa aeróbia. Aplicou-se solução Enzilimp durante um período de 30 dias, obtendo-se a formação da biossama desejada, tanto em termos de sólidos suspensos voláteis quanto na diversidade da biomassa. Também se alcançou uma ótima sedimentabilidade do lodo no decantador secundário, atendendo os parâmetros exigidos pelo órgão ambiental.

start up diversidade biomassa

Sedimentabilidade de lodo

tratamento efluente cone

Monitoramento do parâmetro de carga orgânica do efluente final

tratamento efluente grafico

Case - Indústria de tintas

Indústria de tintas com formação de lodo aeróbio em lagoa nova (start up), sem inoculação de lodo externo. Aplicou-se a solução Enzilimp diariamente durante 30 dias. Neste período acompanhou-se a formação do lodo biológico, por meio da análise de microvida e DQO do efluente final. Os resultados obtidos foram um floco biológico saudável de lodo biológico alcançando mg/L de SSV, aumento da diversidade de microrganismos e adequação da DQO no efluente final.

 
 

Floco biológico saudável

tratamento efluente lodo

Diversidade de microrganismos

tratamento efluente diversidade microrganismo
tratamento efluente diversidade microrganismo
plugins premium WordPress