Notícias do Setor

Investimento em saneamento básico movimenta a economia por meio do turismo

Investimento em saneamento básico movimenta a economia por meio do turismo, Enzilimp

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, a universalização do esgoto poderia aplicar bilhões na economia do Brasil.

saneamento básico é inerente à valorização de uma região e fomenta o turístico de um município. De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) em 2018, a universalização do saneamento básico poderia injetar mais de R$ 7 bilhões na economia brasileira por meio do turismo.

Investimento em saneamento básico movimenta a economia por meio do turismo, Enzilimp

Portanto, o atendimento com esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo à toda a população urbana não apenas promoveria saúde, mas seria um investimento com retorno financeiro multisetorial, gerando valor agregado à toda economia regional.

Além da desvalorização dos imóveis, a falta de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto comprometem e até mesmo inviabilizam o turismo nas cidades. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada de 2016 (IBGE 2017), os índices de saneamento estão diretamente relacionados às altas no percentual de empregabilidade e turismo nas regiões brasileiras. No Estado de São Paulo, por exemplo, a porcentagem média da população com acesso a coleta de esgoto no mesmo período era de 90% e o cenário demonstrou que, das pessoas estavam empregadas, 5,5% era pelo turismo.

Esgotamento Sanitário

Em Atibaia, a Atibaia Saneamento, operação do grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, por meio da Parceria Público-Privada com a SAAE, tem atuado para alcançar os objetivos da universalização do esgoto no município.

“A busca constante pela universalização do esgoto por meio do nosso trabalho no dia a dia na cidade traz benefícios para todas as áreas, inclusive para o desenvolvimento do turismo em Atibaia e região. Nossas belezas naturais e potencial expansão do turismo rural com as culturas de flores e morango, terão ainda mais visibilidade e aumento econômico com um esgotamento sanitário cada vez mais eficiente”, afirmou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

 

Fonte: Site Saneamento Básico