Efluentes Industriais

A solução definitiva para o problema dos efluentes

Um dos principais problemas das indústrias é o grande volume de detritos gerados, potenciais causadores de poluição ambiental e mau cheiro.

Instalações complexas e muitos sistemas de descontaminação usados para minimizar o problema podem aumentar o custo final dos produtos e reduzir a margem de lucro das empresas, consumindo a parcela que poderia ser destinada a novos investimentos.

Enzilimp vem suprir as deficiências dos métodos tradicionais, resolvendo definitivamente o problema dos detritos orgânicos e, em alguns casos, possibilitando seu reaproveitamento como fertilizante, otimizando, assim, a relação custo/benefício.

Superação das exigências ambientais

Enzilimp é um produto da moderna biotecnologia, que utiliza microrganismos benéficos de ocorrência natural, selecionados e cultivados em laboratório sem alterações genéticas.

Esses microrganismos, em quantidades exponencialmente aumentadas, eliminam as bactérias patogênicas e produzem enzimas capazes de quebrar e digerir as moléculas complexas de matéria orgânica, devolvendo-as à natureza, ao final do processo,  em forma de água, energia e minerais inofensivos, superando os parâmetros físico-químicos exigidos pelos órgãos ambientais.

Otimização da capacidade dos sistemas

Sendo um produto absolutamente natural, estável, não tóxico, não patogênico, inofensivo à saúde de pessoas e animais e benéfico ao meio ambiente, Enzilimp oferece completa segurança de uso, não exigindo equipamentos nem proteção especial para seu manuseio.

De custo mais baixo do que o uso de produtos químicos e de manuseio menos complexo, evitando, por exemplo, a necessidade de extrações manuais, o tratamento com Enzilimp proporciona uma economia significativa nos orçamentos de produção, incrementando a competitividade das indústrias, além de oferecer uma solução definitiva para os efluentes orgânicos, otimizando os sistemas e permitindo o tratamento de um volume maior de efluentes.

A ação do Enzilimp no tratamento de efluentes em sistemas de lagoas de estabilização

Os efeitos do uso de Enzilimp são progressivos, levando um maior ou menor tempo até atingir sua máxima eficiência, dependendo da situação das instalações.

Como regra geral, uma semana após a primeira aplicação já se nota um sensível incremento de bolhas na água da lagoa, resultado da liberação de gás carbônico pelos microrganismos. Após a terceira semana, com o aumento da atividade microbiana, os índices de DBO e DQO decrescem, assim como a contagem de bactérias nocivas e o mau cheiro começa a perder intensidade. Também a água das lagoas, antes extremamente turva e escura, passa a ter uma coloração marrom clara e diminui a turbidez.

O uso de Enzilimp, nas doses e freqüência adequadas, assegura:

* Redução significativa ou eliminação do mau cheiro nas lagoas.
* Diminuição do volume de lodo e sobrenadantes.
* Restauração do fluxo nas áreas de drenagem e filtração.
* Substancial redução das bactérias patogênicas.
* Maior fluidez dos efluentes, evitando ou reduzindo a
   necessidade de extrações mecânicas.
* Melhora nos níveis de DBO e outros índices do efluente final.
* Descontaminação do solo e corpos d'água.
* Redução sensível nos custos de manutenção e ampliações.

Enzilimp é aplicado em sistemas de tratamento por reatores anaeróbios e lodos ativados


A aplicação do Enzilimp em estações de tratamento de efluentes através de sistemas anaeróbios, como os chamados reatores ou digestores anaeróbios, já é uma experiência comprovada em efluentes da indústria alimentícia e também em efluentes sanitários, com o objetivo de aumentar a eficiência dos mesmos em termos de redução da carga orgânica. Sua aplicação em sistemas aerados, como tanques ou reatores de lodos ativados, tem como objetivo melhorar a eficiência de remoção da matéria orgânica através do alcance de uma melhor floculação do lodo biológico, trazendo benefícios na depuração da carga orgânica, na redução de odores e consequentemente em uma melhora significativa na sedimentabilidade do lodo nos decantadores secundários. Experiências satisfatórias em stars ou recuperação de lodo biológico, tanto em sistemas anaeróbios quanto em aeróbios, já são uma realidade em efluentes industriais de frigoríficos, lavanderia industrial e também em efluentes sanitários.

Política de Troca

Nossos Clientes

2ª VIA DE BOLETO

Dicas Úteis

Consumir de forma responsável faz toda a diferença. Significa economia de energia e recursos naturais.
Acompanhe as dicas da Millenniun e seja um consumidor consciente.

Parceiros

SENAI RS Instituto Federal Rio Grande do Sul CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Segurança ao Meio Ambiente

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBD Certificações ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária