Análise de Microvida

A Análise de Microvida vem para complementar os trabalhos de monitoramento técnico realizados pela Millenniun Tecnologia Ambiental.

O sistema de tratamento secundário de efluentes é um processo biológico comumente empregado pelas indústrias, onde principalmente as bactérias e protozoários (Figura 2) oxidam a matéria orgânica, em um tanque de aeração (Figura 1), no qual o efluente é lançado.

A eficiência das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) é diretamente dependente destes organismos (Quaglia & Bonfim, 1996). A natureza da microfauna presente é característica do teor de oxigênio, do nível de qualidade da efluente bruto, da quantidade de matéria orgânica biodegradável, entre outros. Sendo assim, o fato da microfauna sofrer a ação simultânea de todos os parâmetros do processo, e de sofrer mudanças na sua ecologia em condições não ideais, torna-a um indicador extremamente sensível (CETESB, 1992).

Assista aos Vídeos

Vorticella sp
 
Opercularia sp
 
Philodina sp
 

Já se sabe que nos efluentes industriais há presença de uma grande variedade de compostos que podem ser tóxicos aos organismos. Como consequência pode-se ter perturbações nos reatores biológicos em função de mudanças na composição do efluente, as quais não são incomuns, podendo resultar em significantes reduções no número de uma particular população de bactérias do reator biológico ou inibir um processo metabólico. Como resultado, a biodegradação de substâncias e a eficiência dos processos biológicos podem ser afetadas (Liss & Allen, 1992).

Aspidisca sp
 
Paramecium sp
 
Epiphanes sp
 

Por este motivo a Millenniun Tecnologia Ambiental foi buscar a qualificação técnica para a realização da análise de microvida com o objetivo de oferecer a seus clientes mais um serviço de monitoramento para a verificação da eficiência dos sistemas de tratamento de efluentes. Este serviço é realizado no laboratório de microbiologia da Millenniun por profissionais da área de engenharia e biologia.

Entre em contato através do email tecnico@enzilimp.com.br para obter maiores informações e realizar um orçamento para o monitoramento de seu lodo biológico.

Nossos Clientes

2ª VIA DE BOLETO

Dicas Úteis

Aplique os 4 R’s em seus hábitos diários: repense, reduza, reutilize e recicle.

Parceiros

SENAI RS Instituto Federal Rio Grande do Sul CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Segurança ao Meio Ambiente

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBD Certificações ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária