Notícias

O papel dos resíduos sólidos na sobrecarregada infraestrutura de esgoto de grandes centros urbanos

A infraestrutura de esgoto dos grandes centros enfrenta desafios significativos, e o descarte inadequado de resíduos sólidos no esgoto doméstico é um dos fatores que contribuem para a sobrecarga desses sistemas

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul evidenciaram essa questão de maneira alarmante, com o transbordamento de bueiros em vários bairros de Porto Alegre, agravando os danos causados pela inundação. Esse cenário expõe a fragilidade das infraestruturas urbanas e a necessidade urgente de conscientização e ações preventivas.

Os produtos Enzilimp e a técnica de biorremediação auxiliam na degradação da fração orgânica biodegradável presentes nesses sistemas, seja no que já está acumulado seja no que é gerado diariamente (de forma preventiva). Sendo assim, os resíduos sólidos descartados inadequadamente nos sistemas de esgoto podem causar problemas de obstrução nas tubulações e nos sistemas de tratamento, prejudicando inclusive os resultados obtidos com uso de produtos biorremediadores, por se tratar de obstruções físicas, que muitas vezes requerem remoções mecânicas e que não permitem a passagem das bactérias para realização de sua ação no poluente.

Dessa forma, cada um tem um papel fundamental e extremamente importante em relação ao correto gerenciamento e separação dos resíduos sólidos, seja para manutenção dos sistemas de tratamento seja para otimização dos recursos naturais. A correta separação e destinação permite que materiais recicláveis sejam devidamente reutilizados, reduzindo a necessidade de extração dos recursos naturais, e que resíduos não recicláveis sejam corretamente destinados, reduzindo seu impacto no meio ambiente, além de inúmeros outros benefícios que a destinação adequada traz.

Como cidadão, na maioria dos casos, temos a disposição os sistemas de coleta de lixo de cada cidade, sendo fundamental a correta segregação desse material para que o sistema funcione adequadamente. Como empresa, podemos contar com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), cujo objetivo principal é o correto gerenciamento dos resíduos gerados no empreendimento, reduzindo o impacto da indústria no meio ambiente, por meio de conscientização, compra sustentável, logística reversa, redução de geração, reuso, reciclagem, disposição final correta, entre outros.

A Millenniun, empresa sustentável que é e consciente em relação ao meio ambiente, conta com esse PGRS devidamente implantado, garantindo aos clientes não só um produto sustentável, mas também uma operação ambientalmente correta.

No Brasil, a Norma Brasileira ABNT NBR 8160:1999, que trata de “Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução”, estabelece critérios claros para a instalação e manutenção dos sistemas de esgoto, visando garantir a eficiência e a segurança das instalações hidráulicas e sanitárias residenciais. O descumprimento dessas normas, aliado ao despejo de resíduos inadequados, contribui para o desgaste prematuro das redes de esgoto e para a ocorrência de entupimentos frequentes.

Mas esse impacto vai muito mais além e passa por uma questão fundamental: a falta de consciência ambiental. O que fazemos hoje impacta o amanhã. Basta começar. O que você está fazendo hoje?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

plugins premium WordPress