Notícias

Enzilimp IN melhora qualidade dos efluentes descartados pela indústria frigorífica

A Millenniun Tecnologia Ambiental comemora a sequência de bons resultados obtidos na aplicação do Enzilimp IN no segmento industrial para tratamento de seus efluentes.

Redução de carga orgânica (DBO e DQO), start-up e recuperação de biomassa, redução de sobrenadantes e controle de odores são alguns dos possíveis objetivos do tratamento dos efluentes industriais com Enzilimp IN.

Em frigoríficos, o bom desempenho do tratamento pode ser percebido já nos primeiros meses de aplicação, conforme pode ser conferido nas fotos. Nessa empresa do segmento, o objetivo foi a redução da camada de sólidos sobrenadantes (acúmulo de gordura) devido a ineficiência do sistema de tratamento preliminar, chamado de flotador. “Conseguimos a redução total dos sobrenadantes a partir da aplicação diária em vários pontos no entorno da lagoa. Como consequência da melhoria da primeira lagoa, foi possível a obtenção da melhoria da qualidade dos efluentes das demais lagoas, propiciando um efluente final descartado no corpo receptor com melhor qualidade, atendendo aos requisitos legais da licença de operação”, informa a gerente do departamento Técnico e de Negócios.

No segundo caso de sucesso, em outra indústria frigorífica, com 45 dias de tratamento foi possível perceber a evolução visual da superfície da lagoa facultativa (fotos).

O acúmulo de gordura, mesma situação da camada de sobrenadantes de ambos os casos, em excesso, pode causar o arraste desse material para o efluente final e alterar a sua qualidade. Por essa razão agir de forma preventiva com um tratamento de biorremediação pode evitar problemas futuros.

Outro exemplo de aplicação e bons resultados em empresa do mesmo setor, 30 dias de tratamento bastaram para a evolução visual da superfície da lagoa de polimento ser percebida (fotos).

Em outro caso, indústria frigorífica com sistema formado por três lagoas de estabilização, o situação da primeira lagoa tratada – uma lagoa anaeróbia – registrou redução parcial dos sobrenadantes em 62 dias de aplicação do Enzilimp IN.

Efluentes despejados pela indústria, quando sem tratamento adequado, contribuem para poluição dos corpos d’água. Com a aplicação do Enzilimp IN é possível a melhoria da qualidade dos efluentes, propiciando um efluente final descartado no corpo receptor com melhores características.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

plugins premium WordPress