Notícias do Setor

Drone vai auxiliar gestão de recursos hídricos do Ceará

Drone vai auxiliar gestão de recursos hídricos do Ceará, Enzilimp

Equipamento percorre grandes estruturas e vai contribuir para uma gestão hídrica.

A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará passou a utilizar um VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado de asa fixa, equipado com câmeras RGB e multiespectral, para auxiliar na gestão dos recursos hídricos.

Por meio das imagens geradas, será possível auxiliar ações de fiscalização de uso dos recursos hídricos, além de obter informações para estudos de inspeções de barragens e até mesmo para o monitoramento qualitativo de reservatórios. A obtenção das imagens também pode contribuir nos processos de obtenção de outorgas e monitoramento quantitativo de barragens.

Drone vai auxiliar gestão de recursos hídricos do Ceará, Enzilimp

Para Glauter Coutinho, técnico da gerência de desenvolvimento operacional da Cogerh, o equipamento terá ampla utilidade no eixo de gestão dos recursos hídricos. “O drone será essencial para acompanhar e monitorar grandes áreas e estruturas hídricas complexas”, diz.

Técnicos da companhia realizaram treinamentos com o equipamento na última semana no CIM – Centro Integrado de Modelismo em Eusébio, CE. Além do drone VANT, os colaboradores aprenderam a manusear o software de operação do equipamento.

 

Fonte: Revista Hydro